Sempre vi uma grande diferença entre ser solitário e ser sozinho.
Muitas vezes não consegui me fazer entender em relação a isso, em conversas e debates sobre o assunto...na maioria das vezes acabava percebendo que há uma grande mistura entre essas duas situações, embora me pareçam distintas.
Ser- ou estar- sozinho é algo completamente diferente de ser- ou estar- solitário.
Sozinho temos algo que valorizo muito: tempo. Tempo para pensar, para criar, para cuidar da casa, do jardim, de si mesmo e de suas ambições.
Tempo e espaço para avaliar e melhorar, para deixar velhas limitações de lado, para ouvir a música que se gosta, comer a comida que se quer, mexer nos armários, rever velhas fotos, fazer planos para o futuro, praticar um hobby, chorar e sorrir sem julgamentos.
Não há espaço para solidão quando se está sozinho, mas ocupado com a alegria de estar vivo, buscando fazer de sua vida um projeto maior, pois isso pode ocupar muito tempo, as vezes o tempo de uma vida toda!
Ser solitário, é triste.
É um vazio, diferente do que descrevi acima. Não tem graça. É cruel.
Não há planos, nem projetos, nem ambições, nem nada. Nem amigos, nem amores, nem a si mesmo.
Acho a maior solidão a ausência de si mesmo. Cercado por duas ou duzentas pessoas, vc permanece solitário, e, nesses casos, estar sozinho pode ser uma avalanche de temores e de maus sentimentos.
Porque surjem brechas, lacunas, onde não há nada de nobre para preenchê-las, para justificar sua existência.
Naturalmente, todos podemos sentir eventual solidão...sozinhos ou acompanhados.
As vezes temos saudades, as vezes perdemos sem mais nem menos pessoas e coisas importantes na nossa vida. Acontece, é da dinâmica do mundo. Não é bom, nem é justo.
Mas, nessas horas, se vc estiver bem, conectado consigo mesmo e suas emoções, comprometido com sua vida e atento aos cuidados que as vidas alheias merecem, saberá, correndo, sem pudor, pedir um help, buscar quem lhe ama, choramingar aos bons amigos por um colo restaurador.
E, nessas horas mais sensíveis, esse abraço será uma explosão de afeto e amor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário